Notícias | Mercado de trabalho pode melhorar em 2018, revela pesquisa

O mercado de trabalho no Brasil pode se recuperar de forma mais acelerada nos próximos meses, embora o nível de desemprego continue alto. É o que indica uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira pela Fundação Getúlio Vargas, a FGV.


O Indicador chamado de Antecedente de emprego, que por meio de cruzamento de dados consegue antecipar o comportamento do mercado de trabalho, avançou 1,9 pontos em fevereiro. O indicador atingiu 109,6 pontos, o maior nível desde fevereiro de 2010.


De acordo com a FGV, o resultado indica uma maior perspectiva de contratações ao longo deste ano, diante do otimismo com o crescimento da economia. No entanto, um outro índice divulgado nesta quinta-feira também pela fundação, o Indicador Coincidente de Emprego, o ICD, mostra que o desemprego permanece em níveis elevados.


O indicador permaneceu quase sem alteração em fevereiro, com uma variação de apenas 0,4 ponto, alcançando 97,1 pontos. A medição se mantém em queda nos últimos três meses. O ICD é medido a partir da percepção dos entrevistados em relação ao mercado de trabalho.


A boa perspectiva de contratações ao longo do ano, segundo a FGV, é resultado da alta de seis dos sete indicadores que compõem o Índice de Antecedente de Emprego, com destaque para a situação dos negócios atual no setor de serviços e da indústria de transformação.


Já a alta, mesmo que tímida, do Indicador Coincidente de Emprego é resultado da melhora na avaliação dos consumidores com renda mensal entre R$ 2.100 e 4.800.

Fonte: Portal EBC