Conteúdo | PODÓLOGA

Dra. Maria Fernandes

Tel: 2220-2189

Podóloga

 

QUEM É? - O QUE FAZ?

É uma profissional, com estudo Técnico - Cientifico.

É conhecedora das patologias que atingem os pés.

 

Na sua formação, obteve os conhecimentos em:

Anatomia,

Fisiologia

Podopatias

Ortopedia

Dermatologia

Farmacologia

Fundamentos da saúde

Reflexologia e conhecimento biomecânico dos pés etc.

     

Ela atua de uma forma multidisciplinar conforme uma ética cientifica e legal, encaminhando o cliente para profissionais de outras ciências, quando necessário.

E faz o acompanhamento do tratamento sempre orientando e prevenindo.         

Os profissionais em podologia têm consciência e cuidados para com seus clientes. 

Fazem uso de todos os meios de Biossegurança disponíveis, desinfecção e esterilização dos materiais não descartáveis em estufas ou autoclave.

Da AIDS a hepatite, existe uma série de vírus, bactérias, fungos (micose), colocando em risco a vida humana.

 

O que faz a Podóloga?

 

          

Para manter os pés saudáveis, é importante uma consulta periódica para o tratamento básico de prevenção e manutenção:

Quem precisa do serviço da Podóloga?

 

 Qual a diferença da Podóloga e da Pedicure?

A Podóloga desenvolve o prognóstico, tratamento e prevenção de patologias superficiais e deformidades dos pés, utilizando-se de instrumentos perfuro-cortante adequado e esterilizado, medicamentos de uso tópico e órteses.

Tem equipamentos avançados a fim de dar o melhor atendimento, afinal ela trata o pé e, além disso, ela participa de seminários e congressos para se manter atualizada.

É importante saber que bons equipamentos, aprendizado e reciclagem de equipamentos e conhecimento técnico custam muito dinheiro, o que valoriza o esforço de quem se dedica à profissão.

Claro que assim, como existem Profissionais e profissionais, seja qual for à área de atuação, existem também Podólogos e Podólogos.

A Pedicura, também é uma profissional de muita importância, desde que ela trabalhe seguindo as normas de Biossegurança. Só que ela está limitada em seu trabalho, ela não pode tratar os pés, por ex: Unha encravada, ou seja, ela cuida da parte do embelezamento, retirando cutícula, cortando a unha e pintando, este é o serviço da Pedicura (a Podóloga não tira cutícula e não pinta).

Portanto nada de ficar pedindo para Pedicura desencravar sua unha, pois ela não vai ter conhecimento para isso e você vai correr o risco de ter uma unha infeccionada, valendo avisar que:

 A cutícula é a proteção da unha, assim como os cílios protegem os olhos, a cutícula protege a matriz da unha contra fungos e bactérias. Então procure só tirar o excesso de pele, evite aprofundar demais a cutícula e principalmente, faça suas unhas com profissional consciente e responsável, que trabalhe com material esterilizado e descartável.

Quero que você se ame muito! “Previna-se”!