Conteúdo | DIET OU LIGHT?

 

Hoje em dia é cada vez mais comum produtos diet ou light nas prateleiras dos supermercados. Uma volta ao supermercado é o suficiente para encontrarmos dezenas de produtos com estas características, desde bebidas, até laticínios, passando por doces e bolachas. Esta quantidade de produtos nos deixa completamente confusos quando fazemos compras.

 

Qual escolher diet? ou light?

A palavra diet, quando presente na embalagem dos alimentos, significa que aquele alimento em questão apresenta exclusão total de um determinado componente, componente este está presente em alimentos do mesmo tipo. Ou seja, ela pode significar ausência de açúcar, de glúten, de sal, etc. Em termos práticos, nem sempre representa redução de calorias, como muitos acreditam. Isto porque geralmente estes componentes são substituídos por outros para manter o gosto ou a característica do produto, e este outro pode ser tão ou mais calórico do que o antigo. Por exemplo, em chocolates diet, o açúcar é substituído pelos adoçantes, porém esta substituição altera a sua consistência. Para manter a textura habitual, é acrescentado mais gordura em sua composição, aumentando, portanto, o seu valor calórico, apesar da ausência do açúcar.

A palavra light, que muitas vezes é confundida com a diet, representa um contexto totalmente diferente. Produtos light significam a redução de pelo menos 25% do valor calórico habitual. Esta sim apresenta diminuição real de calorias.

Atualmente existe um aumento da preocupação relacionada a uma alimentação saudável. Para tal muitas pessoas recorrem a alimentos diet ou light. Porém um produto diet ou light não significa necessariamente uma dieta mais saudável. No caso de produtos diet, por exemplo, eles são apenas úteis para pessoas que não podem ingerir um determinado tipo de alimento, como os diabéticos, por exemplo.

Uma pessoa com boa saúde e que queira fazer uma dieta saudável não deve consumir alimentos diet pelo simples fato de não ter algum componente. É preciso analisar todos os componentes existentes e suas proporções para saber se ele é adequado para as suas necessidades.

Em relação aos alimentos light, eles também não devem ser consumidos de forma indiscriminada. O consumo de um produto light só propiciará diminuição de peso se for consumido a mesma quantidade do produto normal. Como fornece menos calorias, muitos acabam por consumir mais, achando que não terão problemas.

Esta atitude, além de ser mais caro (os produtos light são mais caros que os normais), acabam por causar efeito contrário, pois a soma de calorias dos alimentos light consumidos é maior que a dos alimentos normais, levando ao aumento de peso.

Portanto, para ter uma alimentação saudável, o consumo simples e indiscriminado de alimentos diet e light não é a solução. Estes produtos podem auxiliar a alimentação, porém é sempre importante a avaliação médica e nutricional para definir quais os produtos mais indicados e quais devem ser evitados.

 

Por Michelle De Simone
Nutricionista CRN-19020/p