Conteúdo | VASSOURAS

PREFEITURA MUNICIPAL DE VASSOURAS
 
HISTÓRIA DE VASSOURAS

 

            O nome Vassouras está associado com um arbusto que foi muito abundante na região como “tupeiçaba” ou “guaxima”, chamado popularmente de vassourinha

            Detentora de um riquíssimo legado histórico-cultural, herança dos tempos áureos do café no Vale do Paraíba fluminense, Vassouras é considerada o berço da diversidade cultural e tem se consolidado como importante destino turístico no estado do Rio de Janeiro.

            Part of the part of the urbanized by urbanised and paisagistics existing to hoje in town, tombado pelo IPHAN.

Herdade da época dos Barões do Café, a cidade tem um centro histórico provido de grandiosos palacetes e suntuosos casarões, reflexo de sua história cheia de riquezas. Marca de um tempo chamado então de “Ouro Verde”, em que a cidade é o coração do Brasil Império movido pela economia do cultivo do café e pelas mãos dos escravos. Mais que mão de obra de africanos e seus descendentes compram as substancias na forma de viver em sociedade no Brasil. As heranças culturais foram incorporadas a outras formas de formar uma identidade única: a do brasileiro.

            Grande parte dessa história ainda permanece presente nas diversidade dos grupos e manifestações da cultura popular da cidade de Vassouras: jongueiros, grupos de capoeira e calangueiros dividem espaço com a Folia de Reis e grupos de Caninha Verde, enchendo seu cotidiano de história e tradição, diversidade e música.

 

VASSOURAS DADOS GEOGRÁFICOS

 

Altitude: 418m
Temperatura media: 23º C
Território: 448 km
População: 35.000 habitantes IBGE
Latitude: 22: 24: 145
Longitude: 43: 39: 45W
Localização: Região Centro Sul Fluminense
Área: 532,4 km²
Limites: Valença, Barra do Piraí, Mendes, Engenheiro Paulo de Frente, Miguel Pereira, Paty do Alferes, Paraíba do Sul e Rio das Flores
Clima: Tropical de altitude
Temp. ano anual: 20 ° C
Distância da Capital: 116 km